sábado, 27 de abril de 2013

Doce de bolacha...


Na senda anterior, decidi fazer hoje mais um doce que se deve comer bem fresquinho e que é bastante saboroso. Assim como o anterior é bastante rápido de fazer, mas com um resultado muito apelativo.

Doce de bolacha:

1 pacote de bolacha maria;
1 lata leite condensado;
2 medidas de leite iguais à lata de leite condensado;
1 colher de sopa de farinha maizena;
café;
5 gemas;
1 pacote de natas;
3 colheres sopa de açucar;

Para começar, deita-se o conteúdo da lata de leite condensado num tacho ao lume e adicionam-se as 5 gemas já com a colher de farinha maizena incorporada. Mexe-se muito bem e adiciona-se o leite devagar e à medida que a mistura anterior vai engrossando, o lume não deve estar muito alto para não grumar, no entanto se isso acontecer podem usar a varinha mágica, que o creme fica novamente homogéneo.

















Numa travessa, tipicamente em vidro para se poder ver o resultado final, disponham uma camada do creme, e em seguida uma camada de bolacha maria passada no café dissolvido em água quente, quanto mais forte for o café melhor sairá o doce, porque vai aumentar o contraste com o açúcar do creme. Façam-no repetidamente até não haver mais creme, a mim deu-me para três camadas de bolacha, sendo que a última já não levou creme por cima. Deixem arrefecer no frio. 

Depois é só bater as natas juntar as colheres de açúcar e espalhar por cima do preparado anterior, e assim o doce de bolacha está completo, podem enfeitar com migalhas de uma bolacha.



 
Foi é mais um doce para ti...
 Filipe Melo

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Tarte de lima...


Com o verão à porta, pelo menos aqui já se sente, os doces mais frescos começam a saber melhor. Esta foi uma tarde de caracolada, 8 litros de caracóis e nada melhor que um doce fresquinho no final para acalentar o estômago.

Este é um doce muito fácil e simples de fazer, que não precisa de grandes técnicas, apenas um pouco do teu tempo.


Massa para base da tarte:

300 gramas de bolacha maria;
150 gramas de margarina ou manteiga;

Colocam-se as bolachas num saco e com o rolo da massa desfasem-se até ficarem em pedaços. Deitam-se em uma tigela e juntam-se a margarina ou a manteiga, previamente derretidas. Amassa-se bem com as mãos até a bolacha ter absorvido a gordura e começar a ligar-se. Deita-se numa forma com a lateral ou fundo amovíveis, e com as mãos dá-se-lhe o formato da base de uma tarte. Levo ao frio.

 








 



 


Recheio de lima:

5 limas;
1 lata leite condensado;
3 folhas de gelatina incolor;
200 mililitros de natas;

Numa tigela batem-se as natas e reserva-se. Noutra deita-se o conteúdo da lata de leite condensado e junta-se o sumo das limas, eu pessoalmente vou juntando o sumo e vou provando até o sabor da lima começar a cortar o doce do leite condensado, reserva-se. Numa taça coloca-se água fria e as três folhas de gelatina, em seguida aquece-se 20 mililitros de água num copo e junta-se-lhe a gelatina já derretida, dissolve-se bem e adiciona-se ao preparado de leite condensado e sumo de limas, em seguida junta-se-lhe as natas batidas.

Agora é só deitar o recheio de lima  na base da tarte, polvilhar com com raspas de lima e desenformar.



Peço desculpa mas esqueci-me de tirar uma foto à tarte inteira e quando me lembrei já só sobrava este pedaço, mas que dá para imaginar a tarte num todo.

 















Esta foi uma tarte bem saborosa e sei que gostaste deste doce para ti...
 Filipe Melo 

 


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pudim de ovos...

Receita clássica esta mas...mas que faz sempre falta em dia de festa, não era essa a ocasião, mas a de oferecer um doce favorito a uma Avó que ia ser operada e precisava de uma força especial...e pelos vistos fez efeito porque correu tudo bem.

Pudim de ovos:

10 ovos;
180 gramas de açucar;
raspa de um limão;
800 mililitros de leite;

100 mililitros de água;
açúcar a olho;

Numa tigela coloquei os dez ovos bati bem e juntei o açúcar. Em seguida coloquei a raspa de um limão e por fim o leite. Bati tudo bem e reservei. Na forma do pudim deitei a água e cobri com açúcar. Levei ao lume até ficar em caramelo. Arrefeci banhando a forma em água e deitei o preparado de pudim na forma. Levei ao forno em banho-maria por uma hora e meia. a 175ºC, no forno pré-aquecido. Foi uma receita fácil e rápida de fazer.

Depois é só levar ao frio ou se preferirem comer ainda quente.



 Este foi um doce para ti...
Filipe Melo
 

domingo, 7 de abril de 2013

Bolo de limão

 ...E voltamos aos doces...Para este fim-de-semana e uma vez que me trouxeram um saco cheio de limões, o escolhido foi um bolo de limão, ficou-me foi um pouco torradinho...forno novo. De qualquer das maneiras penso que ficou muito saboroso, mas só provadores o poderão dizer.


Bolo de limão:

150 g de açúcar;
250 gramas de farinha com fermento;
150 gramas de margarina;
5 ovos;
1 limões (raspa e sumo)

Primeiro juntei o açúcar com os ovos e bati bem. Juntei a raspa do limão e depois o sumo. Em seguida misturei a farinha e envolvi tudo. Coloquei no forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos. Como este bolo ficava um pouco seco dividi-o ao meio e coloquei-lhe depois um recheio...também de limão.


Para o recheio de limão:

100 gramas de açúcar;
sumo de 2 limões;
1 gema de ovo;
100 mililitros de leite;
40 gramas de manteiga;
 2 colheres de sopa bem cheia de farinha;

Primeiro fervi o açúcar com o sumo dos limões, até obter uma calda, reservei para arrefecer. Entretanto juntei a gema batida com o leite, mexendo muito bem. A margarina derreti-a um pouco e juntei-lhe a farinha. Juntei o preparado de margarina à calda e coloquei de novo ao lume, mexi bem e juntei a gema com o leite. Fui mexendo até engrossar, depois tirei de lume e barrei na metade do bolo já cortado.
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
Este é um bolinho de limão mas doce para ti...
Filipe Melo
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Nem tudo pode ser doce...

Não fiquem admirados, pois nem tudo é doce na vida...também há salgados, assim decidi iniciar esta nova fase, mas para saberem mais visitem:

Salgadosparati.blogspot.com

Filipe Melo


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Masterpiece

Esta manhã de madrugada aterrei em Berlim para expor nesta capital a minha primeira grande obra-prima, os cinco maiores, comestíveis Donuts do Mundo... 
Foi um sucesso com milhares de Alemães a ocorrem ao local para verem a minha torre de Donuts, gritando "Lang lebe der Portugiesischen", que é como quem diz "viva o Português, viva o Português". 
 


Estes são doces para ti...
Filipe Melo