Massa para base da tarte:
150 gramas de bolachas de alfarroba;
75 gramas de margarina ou manteiga;
Colocam-se as bolachas num saco e com o rolo da massa desfasem-se até ficarem em pedaços. Deitam-se em uma tigela e juntam-se à margarina ou à manteiga, previamente derretidas. Amassa-se bem com as mãos até a bolacha ter absorvido a gordura e começar a ligar-se. Deita-se numa forma com a lateral ou fundo amovíveis, e com as mãos dá-se-lhe o formato da base de uma tarte. Levo ao frio.
200 mililitros de natas;
100 gramas de açúcar baunilhado + essência de baunilha;
2 gema de ovo;
100 mililitros de leite;
2 colheres de sopa bem cheia de farinha;
Numa tigela batem-se as natas e reserva-se. Num tacho levei o leite ao lume e deixei levantar fervura. Juntei a farinha, o açúcar baunilhado e as gemas, e mexi tudo muito bem. Adicionei um pouco de leite ao preparado e fui mexendo, juntando de seguida o restante. Levei de novo ao lume e fui mexendo até engrossar, tirei do lume e espalhei por cima da base da tarte. Deixei arrefecer e conclui barrando com as natas batidas em chantilly. Decorei com uns morangos, e uma folha de salsa.
Espero que tenhas gostado do regresso dos doces para ti...
Hummmmmmmmmmmmm....que aspeto, deve ser divinal ...o sabor crocante da base com o doce do creme e finalmente o chantilly fazem um trio perfeito, capaz de fazer crescer água na boca, só de olhar !!! :-) Estás no bom caminho, cada dia melhor ...
ResponderEliminarBela rentrée! Já estava com saudades de pousar os meus olhinhos nestas delícias! Esta tarte tem um aspecto delicioso! Fiquei com curiosidade em relação às bolachas de alfarroba, são fáceis de encontrar? Beijinho!
ResponderEliminarObrigado, penso que nas lojas Celeiro deves encontrar...ou nos supermercados na zona das bolachas integrais...beijinho
EliminarBem vindo, Filipe.Os olhos também comem...Assim, continua a deleitar-nos com estas imagens deliciosas e sugestivas .Beijinhos.
ResponderEliminar