Como não se podem fazer doces todos os dias, hoje decidi escrever sobre um ingrediente ou substância, como quiserem chamar, o Cremor de Tártaro.
Este provém da fruta e encontra-se com frequência depositado na forma cristalina no interior de barris ou tonéis de vinho, inicialmente usado na medicina, até à uns anos apenas se encontrava à venda nas farmácias, é também usado na culinária.
O seu uso é essencial quando se pretende fazer um doce com claras de ovo, pois o Cremor tem um efeito estabilizante, ou seja, permite que as claras depois de batidas em castelo, mantenham o volume e solidez, exemplo disso será o merengue para cobertura, os suspiros, o Angel Cake ou Bolo de Anjo, a torta de claras, entre outros. Pode também ser usado para controlar a cristalização do açúcar, ou seja,mantém a superfície dos doces mais seca, menos melosa. Hoje em dia pode ser encontrado à venda naquelas lojas de artigos para bolos decorados, uma vez, que na farmácia é mais difícil de encontrar, eu pelo menos procurei em várias e nenhuma tinha. Espero que tenham gostado, para quem não conhecia, agora mãos à obra.
Eu já tenho uma ideia em mente, um doce especial só para ti...
Filipe Melo
Muito obrigada pelas explicações! Joana
ResponderEliminarLI até ao fim e só no finzinho reparei que este blog era teu,Filipe.
ResponderEliminarÉs o máximo miudo.Fico orgulhosa de ti.
Ainda me lembro duma época em que passaste uns dias cá em casa,pelo verão, e querias fazer um bolo todos os dias.
A tua mãe a dizer pelo telefone:Não deixe, não deixe...
Parabéns.Beijinhos. Tia G.
obrigado, também me lembro de ter ficado aí no verão, lembro-me de fazer um salame de chocolate e outros e de ir com o André, ele a guiar a bicicleta e eu na mesma bicicleta mas sentado no quadro para irmos jogar futebol.
ResponderEliminarFilipe