sábado, 27 de abril de 2013

Doce de bolacha...


Na senda anterior, decidi fazer hoje mais um doce que se deve comer bem fresquinho e que é bastante saboroso. Assim como o anterior é bastante rápido de fazer, mas com um resultado muito apelativo.

Doce de bolacha:

1 pacote de bolacha maria;
1 lata leite condensado;
2 medidas de leite iguais à lata de leite condensado;
1 colher de sopa de farinha maizena;
café;
5 gemas;
1 pacote de natas;
3 colheres sopa de açucar;

Para começar, deita-se o conteúdo da lata de leite condensado num tacho ao lume e adicionam-se as 5 gemas já com a colher de farinha maizena incorporada. Mexe-se muito bem e adiciona-se o leite devagar e à medida que a mistura anterior vai engrossando, o lume não deve estar muito alto para não grumar, no entanto se isso acontecer podem usar a varinha mágica, que o creme fica novamente homogéneo.

















Numa travessa, tipicamente em vidro para se poder ver o resultado final, disponham uma camada do creme, e em seguida uma camada de bolacha maria passada no café dissolvido em água quente, quanto mais forte for o café melhor sairá o doce, porque vai aumentar o contraste com o açúcar do creme. Façam-no repetidamente até não haver mais creme, a mim deu-me para três camadas de bolacha, sendo que a última já não levou creme por cima. Deixem arrefecer no frio. 

Depois é só bater as natas juntar as colheres de açúcar e espalhar por cima do preparado anterior, e assim o doce de bolacha está completo, podem enfeitar com migalhas de uma bolacha.



 
Foi é mais um doce para ti...
 Filipe Melo

2 comentários:

  1. E continuando a deliciar as vistas...já sonho com um belo dia de muitas sobremesas !!!...
    Sabes, com a idade tornei-me muito gulosa.
    Há pouco tempo,no aniversário do tio Tó, também tivemos uma boa mesa de sobremesas caseiras.Pena não teres vindo.Fica para a próxima. Beijinho.

    ResponderEliminar