sábado, 23 de fevereiro de 2013

Bolo Pudim...

Cher Bobone et Marrine, querida Avó e Madrinha, sei que gostavas muito destes doces que aqui vou fazer, também sei que eras muito gulosa e por isso estes podem não ser os teus favoritos, mas eram aqueles que eu conhecia como tal. Já não os vais provar aqui mas sei certamente que os provarás num lugar maravilhoso, onde os darás a provar também ao Avô. Quando eu chegava lá a casa, a primeira coisa que te dizia era para irmos fazer um bolo, assim estas próximas duas receitas são doces para ti...

Para começar vamos fazer o pudim e depois o massa do bolo, mas antes na forma onde se vai confeccionar o Bolo Pudim, vamos fazer um pouco de caramelo, para isso pondo a forma metálica ao lume, juntei cinco colheres de sopa de água e seis colheres de sopa de açúcar e fui mexendo até que se forme o caramelo.

Pudim:

4 ovos;
5 colheres de sopa de açúcar baunilhado;
500 mililitros de leite;
raspa de um limão;

O açúcar baunilhado pode ser comprado já assim, ou como eu faço, podem comprar uma vagem de baunilha, abri-la ao meio e colocar dentro de um frasco pequeno, enchendo-o de açúcar. Ao fim de umas semanas temos o açúcar baunilhado.

Comecei por partir os ovos para uma taça juntar o açucar e mexer bem. Em seguida juntei a raspa de um limão e por fim o leite. Coloquei o preparado do pudim na forma já fria com o caramelo no fundo. Para garantir que o Bolo Pudim se desenforma bem, barrei todo o interior da forma com manteiga.


Bolo:
  
4 ovos;
200 gramas de açúcar;
50 gramas de manteiga;
150 gramas de farinha com fermento;
raspa de um limão;

Separei as gemas das claras, e bati-as em castelo, reservando-as. Bati as gemas com o açúcar e a manteiga derretida. Depois, juntei a raspa de um limão e a farinha incorporando tudo muito bem. Por fim juntei as claras em castelo, envolvendo-as bem.
No final deitei a massa do bolo na forma, esta massa deve ficar a flutuar no pudim. Levei ao forno pré-aquecido, por 35 minutos a 180ºC, confirmem que já está cozido com o palito mas vejam só na parte do bolo.


 Quentinho a sair do forno...

Este é um doce para ti...
 Filipe Melo 


Continua...

Éclairs et Profiterols au chocolat

...Continuação

Vou agora fazer uns Profiterols e uns Éclairs. Começando por fazer a massa, para depois os rechear e dar-lhes uma cobertura.

Éclairs e Profiterols :

200 mililitros de água;
250 gramas de farinha;
100 gramas de manteiga;
4 ovos;
1 colher de sal; 
1 casca de limão;
200 mililitros de natas;
100 gramas de chocolate culinária;

Para começar levei ao lume, num tacho, a água com a manteiga e a casca de limão. Depois de começar a ferver, apaguei o lume, retirei a casca de limão e juntei a farinha e o sal de uma só vez, mexendo sempre até formar uma bola e no fundo do tacho ficar uma camada de massa cozida. Deitei em seguida numa tigela e juntei um a um os ovos, juntando o seguinte quando o anterior já estava bem incorporado. Seguidamente com a ajuda de duas colheres ou para quem tiver, usando um saco de pasteleiro, fiz em cima de uma folha de papel vegetal bolinhas de massa, que levei ao forno pré-aquecido, por 20 minutos a 220ºC.

Depois é só bater as natas para formar chantilly, juntar três colheres de sopa de açúcar e rechear os profiterols e éclairs.


Finalmente coloquei numa taça o chocolate, parti-o aos pedaços e derreti-o no microondas. Juntei um pouco de água o que lhe confere um brilho extra...et voilá.













Espero que gostes, estes foram doces para ti...

Filipe Melo  
  

 






quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bavaroise de Morango...para o dia dos Namorados

Depois de ter comprado os meus primeiros morangos...já sei que não acreditam mas nas terras férteis e bem ensolaradas do Algarve toda a fruta brota antes do tempo...decidi fazer uma bavaroise de morango, um doce bem fresco e saboroso para estes dias de sol que se aproximam, pelo menos aqui no sul :)

Bavaroise de Morango:

500 gramas de morangos;
400 mililitros de natas;
6 folhas de gelatina transparente;
1/2 caneca de leite;
2 colheres de sopa de açúcar;


Primeiro limpei os morangos, cortei-os aos pedaços e triturei-os com a varinha mágica. Coloquei os morangos num tacho ao lume e deixei até ferverem. Entretanto tinha já colocado as seis folhas de gelatina em água fria, e o leite a aquecer no microondas. Depois do leite aquecer, escorri as folhas de gelatina e dissolvias no leite quente, juntando ao preparado de morangos que estava ao lume. Bati as natas e juntei as duas colheres de açúcar. Depois do preparado ferver retirei do lume, deixei arrefecer um pouco e juntei às natas. Ainda quente deitei numa forma e coloquei no frigorífico. Para desenformar ajudei com uma faca nas laterais da forma, o fundo coloquei-o em água quente por uns segundos e depois a bavaroise soltou-se bem.

  Espero que gostes, fiz este doce para ti...
Filipe Melo

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Festa de Anos!!! Parte 2 - Bolo de Aniversário

Agora que já viram o bolo Mozart, vamos ver como fiz o bolo de aniversário, o próprio.


Como éramos bastantes, cerca de dezassete pessoas, fiz um bolo com cerca de três quilos, de qualquer forma, este bolo dá para fazer no tamanho que se pretenda.

Este bolo foi composto por uma parte de chocolate e outra de iogurte. Duas ganaches, uma de chocolate preto e outra de branco. Uma Cobertura de chocolate e uns enfeites com pastas de açúcar.

Bolo de chocolate:

200 gramas de chocolate negro culinária;
280 gramas de farinha;
6 ovos;
250 gramas de açúcar mascavado;
180 gramas de manteiga;
1 colher chá fermento;

Separei as gemas das claras e bati as claras em castelo. Bati as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Juntei a manteiga derretida e mexi bem. Depois juntei o chocolate derretido e misturei tudo. Adicionei a farinha aos poucos e por fim as claras em castelo, envolvendo-as suavemente no preparado. Levei ao forno pré-aquecido, a 170ºC por 35 minutos.

Bolo de iogurte:

250 gramas de iogurte grego natural;

120 gramas de manteiga;
280 gramas de açúcar;
280 gramas farinha;
6 ovos;
Raspa de um limão;

Separei as gemas das claras e bati as claras em castelo. Bati as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e juntei a manteiga derretida, batendo tudo muito bem. Depois juntei a raspa de um limão e o iogurte, misturando tudo. Adicionei a farinha e as claras em castelo alternadamente, envolvendo-as suavemente. Levei ao forno pré-aquecido, a 180ºC por 35 minutos.

Ganache de Chocolate preto:

200 mililitros de natas;
200 gramas de chocolate negro culinária;

Começei por partir o chocolate em pedaços, para ajudar o processo. Levei as natas ao lume, até ferverem. Retirei do lume e adicionei o chocolate preto, mexendo sempre até obter uma boa consistência.

Ganache de Chocolate  branco:

200 mililitros de natas;
400 gramas de chocolate branco culinária;

Tentem comprar um chocolate que não seja muito doce, partam o chocolate em pedaços, para ajudar o processo. Levei as natas ao lume, até ferverem. Retirei do lume e adicionei o chocolate branco, mexendo sempre até obter uma boa consistência.

Depois das massas confeccionadas e arrefecidas, dividi-as ao meio. Comecei a formar o bolo com uma metade de bolo de chocolate, regando-a com metade da ganache de chocolate branco. Por cima coloquei uma metade de bolo de iogurte e cobri com a ganache de chocolate preto. Repeti o processo colocando a última metade de bolo de chocolate, a metade da ganache de chocolate branco em falta e a metade de bolo de iogurte, tudo por ordem uns por cima dos outros. Acertei o bolo, e depois derreti uma última tablete de chocolate preto, não adicionem nada ao chocolate, e cobri todo o bolo, com a ajuda de uma espátula.
Enfeitei com um laço feito em pasta de açúcar, e o número cinquenta da aniversariante. Este cinquenta é coberto com pasta de açúcar, mas o seu interior levou as sobras do bolo de chocolate e de iogurte provenientes do acerto, cereais de arroz tufado e marshmallows derretidos. Levem os marshmallows ao microondas e depois é só juntar tudo, cuidado que esta mistura é bem pegajosa, ajuda ter uma garrafa de óleo ao lado, para manter as mãos limpas.

















Este bolinho é para ti...
Filipe Melo



Festa de Anos!!! Parte 1 - Bolo Mozart

O fim-de-semana passado, foi de festa de anos, quando assim é há sempre muito que fazer na cozinha, só não sabe quem não o costuma organizar. Assim resolvi fazer dois bolos, um deles aquele a que chamamos bolo de aniversário e outro para o lanche.

Vou começar com aquele que fiz para o lanche, o outro virá noutra mensagem. 
Depois da magnífica votação (para quem não reparou estava no fim do blogue), que contou com quatro votos, dois eram meus, decidiu-se que o próximo doce a fazer seria o Mozart, assim à imagem do rebuçado Austríaco, fiz o meu bolo.

Bolo Mozart, massa areada:

200 gramas manteiga à temperatura ambiente;
40 gramas de açúcar em pó;
35 gramas de miolo amêndoa;
3 colheres chá canela em pó;
2 gemas cozidas;
1 1/2 colher sopa Rum;
1 pitada de sal;
200 gramas farinha de trigo com fermento;



Comecei por bater a manteiga até ficar em creme, podem pôr um pouco no microondas mas não deixem ficar líquida, juntei o açúcar em pó, o miolo de amêndoa, a canela , as gemas passadas num passador, o rum, o sal e liguei tudo muito bem. Juntei a farinha na mistura de manteiga, até incorporar bem . A massa deve ficar macia ao toque. Fiz uma bola e coloquei no frigorífico 2 a 3 horas. Retirei do frio e com um rolo fiz três discos, picando-os com um garfo, para fazer os discos utilizei a forma onde depois o bolo será montado, convém que seja uma forma em que a lateral abre e sai, pois doutra maneira é impossível desenformar o bolo. Levei-os ao forno pré-aquecido, a 180ºC por 20 minutos.




Bolo Mozart, mousse de chocolate:

200 gramas de chocolate preto culinária;
70 gramas de creme fraîche;
1 pau de canela;
6 claras;
40 gramas de açúcar em pó;
3 colheres sopa de rum;
4 folhas de gelatina incolor;
200 gramas de massa de amêndoa, vulgar massapão;

um pequeno à parte acerca do creme fraîche (lê-se creme fresh), este pode ser comprado, ou simplesmente feito em casa, eu preferi a segunda opção. Assim, juntei a um pacote de natas, um iogurte grego natural, mexi bem e deixei a mistura durante 24 horas num local seco e fresco, podem ir mexendo de 8  em 8 horas, não é necessário, passado esse tempo, mexi novamente e coloquei no frigorífico, podendo este creme ser usado durante o prazo de validade das natas e do iogurte.

Levei o creme fraîche ao lume com o pau de canela. Derreti o chocolate. Bati as claras em castelo e juntei-lhes o açúcar em pó. Coloquei as folhas de gelatina em água fria até amolecerem e depois aqueci o rum e juntei-lhe as folhas até se dissolverem. Quando o creme fraîche começou a ferver, retirei o pau de canela e juntei-o ao chocolate derretido, mexendo bem. Adicionei depois o rum com a gelatina e por fim envolvi as claras em castelo no preparado. Com o massapão fiz uma bola e com a ajuda do rolo, um disco, com diâmetro igual ao da forma.  
Na montagem comecei por colocar um disco de massa areada, depois metade do preparado de mousse e por cima outro disco de massa. Em seguida o disco de massapão e o resto da mousse. Por fim cobri com o último disco de massa areada e enfeitei.














Espero que gostes este foi para ti...



Filipe Melo