Cher Bobone et Marrine, querida Avó e Madrinha, sei que gostavas muito destes doces que aqui vou fazer, também sei que eras muito gulosa e por isso estes podem não ser os teus favoritos, mas eram aqueles que eu conhecia como tal. Já não os vais provar aqui mas sei certamente que os provarás num lugar maravilhoso, onde os darás a provar também ao Avô. Quando eu chegava lá a casa, a primeira coisa que te dizia era para irmos fazer um bolo, assim estas próximas duas receitas são doces para ti...
Para começar vamos fazer o pudim e depois o massa do bolo, mas antes na forma onde se vai confeccionar o Bolo Pudim, vamos fazer um pouco de caramelo, para isso pondo a forma metálica ao lume, juntei cinco colheres de sopa de água e seis colheres de sopa de açúcar e fui mexendo até que se forme o caramelo.
Pudim:
4 ovos;
5 colheres de sopa de açúcar baunilhado;
500 mililitros de leite;
raspa de um limão;
O açúcar baunilhado pode ser comprado já assim, ou como eu faço, podem comprar uma vagem de baunilha, abri-la ao meio e colocar dentro de um frasco pequeno, enchendo-o de açúcar. Ao fim de umas semanas temos o açúcar baunilhado.
Comecei por partir os ovos para uma taça juntar o açucar e mexer bem. Em seguida juntei a raspa de um limão e por fim o leite. Coloquei o preparado do pudim na forma já fria com o caramelo no fundo. Para garantir que o Bolo Pudim se desenforma bem, barrei todo o interior da forma com manteiga.
Bolo:
200 gramas de açúcar;
50 gramas de manteiga;
150 gramas de farinha com fermento;
raspa de um limão;
Separei as gemas das claras, e bati-as em castelo, reservando-as. Bati as gemas com o açúcar e a manteiga derretida. Depois, juntei a raspa de um limão e a farinha incorporando tudo muito bem. Por fim juntei as claras em castelo, envolvendo-as bem.
No final deitei a massa do bolo na forma, esta massa deve ficar a flutuar no pudim. Levei ao forno pré-aquecido, por 35 minutos a 180ºC, confirmem que já está cozido com o palito mas vejam só na parte do bolo.
Quentinho a sair do forno...
Este é um doce para ti...
Filipe Melo
Continua...