quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Festa de Anos!!! Parte 1 - Bolo Mozart

O fim-de-semana passado, foi de festa de anos, quando assim é há sempre muito que fazer na cozinha, só não sabe quem não o costuma organizar. Assim resolvi fazer dois bolos, um deles aquele a que chamamos bolo de aniversário e outro para o lanche.

Vou começar com aquele que fiz para o lanche, o outro virá noutra mensagem. 
Depois da magnífica votação (para quem não reparou estava no fim do blogue), que contou com quatro votos, dois eram meus, decidiu-se que o próximo doce a fazer seria o Mozart, assim à imagem do rebuçado Austríaco, fiz o meu bolo.

Bolo Mozart, massa areada:

200 gramas manteiga à temperatura ambiente;
40 gramas de açúcar em pó;
35 gramas de miolo amêndoa;
3 colheres chá canela em pó;
2 gemas cozidas;
1 1/2 colher sopa Rum;
1 pitada de sal;
200 gramas farinha de trigo com fermento;



Comecei por bater a manteiga até ficar em creme, podem pôr um pouco no microondas mas não deixem ficar líquida, juntei o açúcar em pó, o miolo de amêndoa, a canela , as gemas passadas num passador, o rum, o sal e liguei tudo muito bem. Juntei a farinha na mistura de manteiga, até incorporar bem . A massa deve ficar macia ao toque. Fiz uma bola e coloquei no frigorífico 2 a 3 horas. Retirei do frio e com um rolo fiz três discos, picando-os com um garfo, para fazer os discos utilizei a forma onde depois o bolo será montado, convém que seja uma forma em que a lateral abre e sai, pois doutra maneira é impossível desenformar o bolo. Levei-os ao forno pré-aquecido, a 180ºC por 20 minutos.




Bolo Mozart, mousse de chocolate:

200 gramas de chocolate preto culinária;
70 gramas de creme fraîche;
1 pau de canela;
6 claras;
40 gramas de açúcar em pó;
3 colheres sopa de rum;
4 folhas de gelatina incolor;
200 gramas de massa de amêndoa, vulgar massapão;

um pequeno à parte acerca do creme fraîche (lê-se creme fresh), este pode ser comprado, ou simplesmente feito em casa, eu preferi a segunda opção. Assim, juntei a um pacote de natas, um iogurte grego natural, mexi bem e deixei a mistura durante 24 horas num local seco e fresco, podem ir mexendo de 8  em 8 horas, não é necessário, passado esse tempo, mexi novamente e coloquei no frigorífico, podendo este creme ser usado durante o prazo de validade das natas e do iogurte.

Levei o creme fraîche ao lume com o pau de canela. Derreti o chocolate. Bati as claras em castelo e juntei-lhes o açúcar em pó. Coloquei as folhas de gelatina em água fria até amolecerem e depois aqueci o rum e juntei-lhe as folhas até se dissolverem. Quando o creme fraîche começou a ferver, retirei o pau de canela e juntei-o ao chocolate derretido, mexendo bem. Adicionei depois o rum com a gelatina e por fim envolvi as claras em castelo no preparado. Com o massapão fiz uma bola e com a ajuda do rolo, um disco, com diâmetro igual ao da forma.  
Na montagem comecei por colocar um disco de massa areada, depois metade do preparado de mousse e por cima outro disco de massa. Em seguida o disco de massapão e o resto da mousse. Por fim cobri com o último disco de massa areada e enfeitei.














Espero que gostes este foi para ti...



Filipe Melo

6 comentários:

  1. Obrigada meu filho, este também estava delicioso. Tenho um imenso orgulho em dizer que festejei os meus 50 anos com os teus deliciosos miminhos doces.

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto delicioso, Filipe! Deviam estar maravilhosos! Será que quando eu fizer 50 anos, um dos meus filhos também me vai mimar assim? Não vai ser a Madalena de certeza, que um dia me perguntou se se estrelam ovos com água!!!! Um grande beijinho de parabéns para a mamã felizarda!

    ResponderEliminar
  3. Passa cá por casa, Filipe, deixa a tua pégada de açúcar...menino doce.Beijinho .tia g.

    ResponderEliminar
  4. Que espectáculo de bolo! Definitivamente é um dom que tens, Filipe! Muitos parabéns e um beijinho à aniversariante!

    ResponderEliminar