domingo, 31 de março de 2013

Folar de requeijão...

O que melhor nesta altura senão um belo Folar, e um de requeijão melhor. Este domingo foi comemorada a ressurreição de Cristo depois da sua morte por crucificação, a mensagem mais importante é a de nova vida, esperança na mudança e em novas oportunidades, principalmente para quem está agora em dificuldades.



Folar de Requeijão:

350 gramas de farinha;
2 ovos;
80 gramas de vaqueiro;
100 gramas de requeijão;
100 gramas de açúcar (pouco doce);
2 decilitros de leite;
15 gramas de fermento padeiro;
 leite e farinha para o final;



Coloquei a farinha num alguidar, fiz um buraco no meio e coloquei lá o leite morno. No leite deitei o fermento padeiro e deixei por 10 minutos. Após este tempo mexi tudo com uma colher de pau, e fui juntando os ovos e o açúcar, a vaqueiro derretida e o requeijão desfeito. Depois é ir sempre amassando com as mãos engorduradas para a massa não agarrar e juntando leite morno ou farinha, consoante a massa precise.
Fiz o formato de uma bola e coloquei duas tiras por cima a enfeitar. podia ter pincelado tudo com gema de ovo para lhe dar um efeito mais brilhante ou ter colocado um ovo cozido no meio, mas optei por manter a receita simples.
Levei ao forno por 35 minutos a 200ºC, no forno pré-aquecido.



Espero que esta época nos traga sorte para a nossa nova etapa e uma batedeira para mim, que agora não tenho, mas mesmo assim fiz este doce para ti...
Filipe Melo

domingo, 24 de março de 2013

Anjo de Chocolate...

Não há como a culinária para nos distanciarmos sem perder de vista, deste País em crise, assim quis fazer algo que nos mostre a riqueza que temos, o passado esquecido.
Apesar de serem hoje em dia independentes, as ilhas de São Tomé e Príncipe foram outrora as "Chocolate Islands", capitais do cacau no mundo, introduzido nestas ilhas vindo do Brasil em 1820 por Portugueses.
Assim desta vez o escolhido foi um doce a que chamei Anjo de Chocolate. Este doce é daqueles que nos faz querer prová-lo assim que o vemos, mesmo para quem não é apreciador deste fruto chamado cacau conhecido como "alimento dos Deuses", isto eu garanto.

Anjo de Chocolate:

150 gramas de açúcar;
200 gramas de chocolate (>60% cacau);
150 gramas de margarina;
6 ovos;
50 gramas de farinha;
açucar em pó para polvilhar;



Primeiro separei as gemas das claras, bati as claras em castelo e reservei. Juntei o açúcar às gemas e bati tudo muito bem até ficar com um tom amarelado. 
Por esta altura liguei o forno a 200ºC.
Para uma taça parti o chocolate em pedaços e juntei-lhe a margarina, levei tudo a derreter em banho-maria. Depois de bem derretido, o chocolate com a margarina, juntei ao preparado de açúcar e gemas, mexendo tudo. Por fim juntei a farinha peneirada, intercalando com as claras em castelo, envolvendo tudo com cuidado.
Agora é só levar ao forno numa forma de fundo amovível bem untada, se quiserem podem pôr uma folha de papel manteiga no fundo, por 12 minutos a 175ºC.


O resultado final foi este maravilhoso doce, de sabor indistinguível e que nos prende o olhar.



 Sweets for my Sweat, espero que gostes deste meu doce para ti... 
Filipe Melo 


sábado, 16 de março de 2013

Torta de Laranja...

Depois de uns dias no Alentejo, há sempre maravilhas que brotam da terra, uma delas é a laranja, magnífico fruto para um doce. Assim nasceu a torta, com laranjas biológicas, garantidamente, uma bela sugestão para acabar este inverno sem constipações.

Esta foi uma torta especial uma vez que decidi recheá-la com um creme também de laranja, o que a torna deliciosa.

Para o recheio:

100 gramas de açúcar;
sumo de 1 laranja;
1 gema de ovo;
100 mililitros de leite;
40 gramas de manteiga;
1 colher de sopa bem cheia de farinha maizena;

Primeiro fervi o açúcar com o sumo de laranja, até obter uma calda, reservei para arrefecer. Entretanto juntei a gema batida com o leite, mexendo muito bem. A margarina derreti-a um pouco e juntei-lhe a farinha maizena. Juntei o preparado de margarina à calda e coloquei de novo ao lume, mexi bem e juntei a gema com o leite. Fui mexendo até engrossar, depois tirei de lume e reservei.


Torta:

200 gramas de açúcar;
50 gramas de farinha;
2 colheres de chá de fermento;
7 ovos;
80 gramas de manteiga;
sumo de 1 laranja;
raspa de 1 laranja;    

Misturei o açúcar com a farinha e o fermento, juntei-lhe a raspa da laranja e de seguida o sumo, mexi bem com a batedeira. Em seguida adicionei os ovos um a um, mexendo sempre entre cada eles. No final juntei a margarina derretida e mexi tudo. Levei ao forno pré-aquecido, por 25 minutos, a 210ºC. 

No final deitei ainda quente sobre uma pano, barrei com o creme de laranja e enrolei. Para além de ser um doce muito bom ainda deixa pela casa um perfume a laranjal.

















É magnifico como a janela de nossa casa dá para o mundo, este é mais um dos meus doces para ti...
Filipe Melo
 

terça-feira, 12 de março de 2013

Bolo de Bolacha...

 
Para comemorar a nova imagem do Docesparati e como os fins-de-semana são tão distantes, decidi fazer um bolo de bolacha, um doce rápido de se fazer, mas muito apreciado por todos.





Bolo de Bolacha:

250 gramas de manteiga;
250 gramas de açúcar em pó;
2 gemas; 
1 colher de sobremesa de café;
4 colheres sopa de café forte;
1 tigela de água; 
180 gramas de bolachas retangulares tostadas;


Para começar tirei a manteiga do frio umas horas antes para que esta ficasse à temperatura ambiente, é importante visto que se estiver muito dura não se consegue trabalhar e se estiver muito mole, na altura de barrar todo o bolo vai começar a derreter. Mas vamos lá, misturei a manteiga com o açúcar em pó, ao poucos, depois juntei as duas gemas e mexi bem com a batedeira, até a mistura ter com um aspeto leve, por fim juntei a colher de sobremesa de café e bati tudo. Aqueci uma tigela com água, e deitei-lhe dentro as quatro colheres de sopa de café bem forte. Depois é uma questão de ir montando o castelo com o formato que se queira e que as bolachas permitirem, passando as bolachas na águas com café, não muito tempo, e colocando uma camada de manteiga. No final cobre-se tudo com a manteiga e enfeita-se com bolachas aos pedaços.
 
 














Espero que gostes de mais um doce para ti...
Filipe Melo

segunda-feira, 11 de março de 2013

Mousse de Manga

Mais um fim-de-semana e mais um docinho, desta vez o eleito foi uma mousse de manga. Bem instalado na costa Alentenjana e com tudo o que era necessário, fiz este doce bem saboroso e fresco.


Mousse de Manga:

3 Mangas Maduras;
Sumo de duas limas;
3 claras de ovo;
100 gramas de açúcar em pó;
3 folhas de gelatina;
200 mililitros de natas;


Para começar reduzi as mangas a puré com a varinha mágica e juntei-lhes o sumo das limas, reservei. Numa tigela com água fria coloquei as folhas de gelatina, depois de amolecerem, escorrias e juntei-as a 2 colheres de água a ferver, dissolvi muito bem e juntei-as ao preparado de manga. Bati as claras de ovo em castelo e adicionei-lhes o açúcar mexendo sempre. Bati as natas até estarem bem consistentes. Juntei as claras ao preparado de manga envolvendo tudo com cuidado e em seguida juntei-lhes as natas batidas continuando a envolver tudo. Depois é só levar ao frigorífico por umas horas. Para enfeitar usei as cascas das mangas bem lavadas, fazendo duas rosas.

 Espero que gostes deste doce para ti...
 Filipe Melo

segunda-feira, 4 de março de 2013

Charlotte de Frutos Vermelhos

É dia de fazer mais um docinho, mas antes de mais queria só deixar aqui um à parte, na lateral do blogue está uma votação a decorrer, da última vez votaram quatro pessoas, gostava de ver desta se conseguia ultrapassar essa marca, obrigado. Assim o escolhido para hoje foi uma Charlotte de Frutos Vermelhos, morangos, framboesas, mirtilos, cássis, amoras, groselhas e ginjas.

Podia ter usado palitos la reine, mas como precisava de uma base de massa, decidi fazer eu os palitos e a base da mesma massa.

Massa para Palitos la Reine:


6 gemas;
85 gramas de açúcar;
3 claras;
55 gramas de farinha sem fermento;
Açúcar em pó para polvilhar;

 

Primeiro bati as claras em castelo e adicionei-lhes 35 gramas de açúcar, reservei. Em seguida bati as gemas com o restante açúcar, 50 gramas, até ter obtido um creme claro. Envolvi levemente as claras em castelo, nas gemas, intercalando com a farinha sempre com cuidado. Entretanto liguei o forno a 230ºC.
Forrei o tabuleiro com uma folha de papel manteiga e com o saco pasteleiro com o bico liso, fiz cerca de 16 palitos com 4 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura, isto era o ideal mas nem todos saíram muito perfeitos. Polvilhei com açúcar em pó, esperei um pouco e tornei a polvilhar com açúcar em pó. Seguidamente reduzi o forno para 180ºC, e cozi por 8 a 10 minutos. Para o disco no mesmo papel manteiga, espalhei a massa num círculo com 26 centímetros de diâmetro, igual ao diâmetro do aro da forma, e levei ao forno na mesma condição em que fiz os palitos.

Charlotte de Frutos vermelhos:

1 base de massa com 26 centímetros de diâmetro;
16 palitos la reine;
200 gramas de morangos;
300 gramas de frutos vermelhos;


Xarope de frutos vermelhos :

4 colheres de sopa de calda de açúcar;
1 colher de sopa de licor de frutos vermelhos;
1 colher de sopa de aguardente;

Coulis de Frutos vermelhos:

500 gramas de frutos vermelhos;
120 gramas de açúcar, ou podem juntar a sobra do xarope de frutos vermelhos;

Mousse de Morango:

60 gramas de açúcar;
2 colheres de sopa de água;
4 claras;
400 gramas de morangos;
10 folhas de gelatina;
250 mililitros de natas;

Numa forma com aro amovível coloquei a base da massa e em volta os palitos la reine, pincelei tudo com o xarope de frutos vermelhos. Preparei o coulis reduzindo a puré, com a varinha mágica, os frutos vermelhos e o açúcar e juntei 4 folhas de gelatina, previamente derretidas em água fria e dissolvidas em duas colheres de água a ferver. Coei o coulis obtido, e espalhei metade pela base. Cobri-o com morangos com o lado pontiagudo virado para cima e deitei a outra metade por cima.
Preparei a mousse dissolvendo o açúcar nas duas colheres de água em lume brando. Deixei levantar fervura até atingir os 116ºC, ponto de bola mole. Bati as claras em castelo e juntei-lhes a calda de açúcar a ferver em fio. Continuei a bater até o merengue estar frio. Reduzi a puré os morangos. Derreti as restantes 6 folhas de gelatina em água fria, espremi-as e juntei-as a 1/4 do puré de morangos que estava já num tacho em lume brando.
Depois de gelatina bem dissolvida, retirei do lume juntei-a aos restantes 3/4 do puré de morangos. Envolvi o puré ao merengue e este preparado às natas batidas em chantilly, mexendo tudo muito bem.
Deitei a mousse de Morangos por cima do coulis e dos morangos, alisei com uma espátula e levei a charlotte ao frigorífico por 6 a 8 horas. 

Na hora de servir espalhei a mistura de 300 gramas de frutos vermelhos por cima da charlotte e servi cortado às fatias.

















Este foi mais um doce para ti...

Filipe Melo