É dia de fazer mais um docinho, mas antes de mais queria só deixar aqui um à parte, na lateral do blogue está uma votação a decorrer, da última vez votaram quatro pessoas, gostava de ver desta se conseguia ultrapassar essa marca, obrigado. Assim o escolhido para hoje foi uma Charlotte de Frutos Vermelhos, morangos, framboesas, mirtilos, cássis, amoras, groselhas e ginjas.
Podia ter usado palitos la reine, mas como precisava de uma base de massa, decidi fazer eu os palitos e a base da mesma massa.
Massa para Palitos la Reine:
6 gemas;
85 gramas de açúcar;
3 claras;
55 gramas de farinha sem fermento;
Açúcar em pó para polvilhar;
Primeiro bati as claras em castelo e adicionei-lhes 35 gramas de açúcar, reservei. Em seguida bati as gemas com o restante açúcar, 50 gramas, até ter obtido um creme claro. Envolvi levemente as claras em castelo, nas gemas, intercalando com a farinha sempre com cuidado. Entretanto liguei o forno a 230ºC.
Forrei o tabuleiro com uma folha de papel manteiga e com o saco pasteleiro com o bico liso, fiz cerca de 16 palitos com 4 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura, isto era o ideal mas nem todos saíram muito perfeitos. Polvilhei com açúcar em pó, esperei um pouco e tornei a polvilhar com açúcar em pó. Seguidamente reduzi o forno para 180ºC, e cozi por 8 a 10 minutos. Para o disco no mesmo papel manteiga, espalhei a massa num círculo com 26 centímetros de diâmetro, igual ao diâmetro do aro da forma, e levei ao forno na mesma condição em que fiz os palitos.
Charlotte de Frutos vermelhos:
1 base de massa com 26 centímetros de diâmetro;
16 palitos la reine;
200 gramas de morangos;
300 gramas de frutos vermelhos;
Xarope de frutos vermelhos :
4 colheres de sopa de calda de açúcar;
1 colher de sopa de licor de frutos vermelhos;
1 colher de sopa de aguardente;
Coulis de Frutos vermelhos:
500 gramas de frutos vermelhos;
120 gramas de açúcar, ou podem juntar a sobra do xarope de frutos vermelhos;
Mousse de Morango:
60 gramas de açúcar;
2 colheres de sopa de água;
4 claras;
400 gramas de morangos;
10 folhas de gelatina;
250 mililitros de natas;
Numa forma com aro amovível coloquei a base da massa e em volta os palitos la reine, pincelei tudo com o xarope de frutos vermelhos. Preparei o coulis reduzindo a puré, com a varinha mágica, os frutos vermelhos e o açúcar e juntei 4 folhas de gelatina, previamente derretidas em água fria e dissolvidas em duas colheres de água a ferver. Coei o coulis obtido, e espalhei metade pela base. Cobri-o com morangos com o lado pontiagudo virado para cima e deitei a outra metade por cima.
Preparei a mousse dissolvendo o açúcar nas duas colheres de água em lume brando. Deixei levantar fervura até atingir os 116ºC, ponto de bola mole. Bati as claras em castelo e juntei-lhes a calda de açúcar a ferver em fio. Continuei a bater até o merengue estar frio. Reduzi a puré os morangos. Derreti as restantes 6 folhas de gelatina em água fria, espremi-as e juntei-as a 1/4 do puré de morangos que estava já num tacho em lume brando.
Depois de gelatina bem dissolvida, retirei do lume juntei-a aos restantes 3/4 do puré de morangos. Envolvi o puré ao merengue e este preparado às natas batidas em chantilly, mexendo tudo muito bem.
Deitei a mousse de Morangos por cima do coulis e dos morangos, alisei com uma espátula e levei a charlotte ao frigorífico por 6 a 8 horas.
Na hora de servir espalhei a mistura de 300 gramas de frutos vermelhos por cima da charlotte e servi cortado às fatias.
Este foi mais um doce para ti...
Filipe Melo